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O que comer antes da atividade física?

A nutrição é uma importante ferramenta dentro da prática desportiva, pois, quando bem orientada, pode reduzir a fadiga, permitindo que o atleta treine durante mais tempo ou que se recupere melhor entre os treinos. Além disso, alimentar-se antes da atividade física evita a sensação de fome durante o exercício e o desconforto gastrintestinal.
 
Dentre os nutrientes, os carboidratos destacam-se como uma fonte energética importante na dieta. Os carboidratos estão presentes em alimentos como: macarrão, frutas, pães, biscoitos, cereais, bem como vegetais.
 
O carboidrato é o principal “combustível” utilizado na contração muscular, logo, o consumo desse nutriente antes da atividade física é fundamental para o bom desempenho atlético, assegurando o fornecimento de energia para os músculos durante a realização do treino. Sua ingestão adequada também poupa a degradação de proteínas musculares durante o exercício.carbs
O consumo de uma refeição rica em carboidrato de 1 a 2 horas antes do exercício irá ajudar no desempenho. Se algum alimento permanecer no estômago ao se iniciar o exercício, pode haver certo desconforto já que o fluxo sanguíneo vai ser desviado do trato gastrintestinal para os músculos exercitados.
 
Caso queira alimentar-se poucos minutos antes da atividade, aconselha-se o consumo de alimentos que serão absorvidos mais rapidamente pelo organismo evitando o desconforto gástrico.
O que comer?
 

 

 

30 minutos antes do exercício:

                  • Barra energética
                  • Frutas frescas ou secas
                  • Suco de frutas
                  • Água de coco
 

 

 

 

 

1 hora antes do exercício:

  • Frutas com iogurte e aveia
  • Fruta com quinoa em flocos
  • Cereais integrais
  • Pão ou torrada (de preferência integral) com queijo branco e/ou carne magra 
  • Macarrão ou arroz integral com carne magra e salada
  • Batata doce com carne magra (ex: peixe ou frango grelhado)
 
 
 
 
E lembre-se, para um desempenho maximizado, é necessário ter uma
alimentação balanceada que atenda todas as necessidades e cuidados em relação à
hidratação.

ATENÇÃO: existem diversos fatores que variam de indivíduo para indivíduo, portanto, é fundamental que se consulte um nutricionista para saber o que é o mais indicado para você melhorar o seu desempenho e a sua saúde física!

Hanna Vita

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