topo

Alternativas ao açúcar refinado e ao adoçante artificial

Hoje em dia já se sabe que o consumo do açúcar refinado deve ser reduzido e princialmente evitado! Há estudos que comprovam o vício que ele causa fazendo com que nós fiquemos dependentes de seu consumo. Porém, é muito difícil eliminar 100% o doce de nossas vidas, não é mesmo!? Afinal, quem não gosta de consumir um docinho de vez em quando!?

Com isso, muita gente vê nos adoçantes a salvação para este problema. Porém não é bem assim! Além disso, os diábeticos não podem consumir nenhum tipo de açúcar e acabam fazendo uso também dos adoçantes.

Porém, devemos ficar alertas para o tipo de adoçante que escolhemos, pois existem diversos estudos por aí que mostram que certos tipos de adoçantes artificias podem contribuir para certos tipos de doenças

Resumo da ópera: quanto mais natural, mais saudável vai ser!

Então, há adoçantes e açúcares, além de alguns alimentos, que vão nos auxiliar nessa tarefa de adoçar a vida, e as receitas hehe 🙂 de forma saudável, substituindo de vez o açúcar refinado e os adoçantes artificiais! 

São eles:

Adoçantes:

– Stévia – é um adoçante natural. Porém, antes de comprar, sempre confira no rótulo do produto se ele é 100% stevia. Tem muitos que não são somente stévia e sim uma mistura dele com vários outros adoçantes artificiais.
– Xylitol  – é também um adoçante natural. Ele tem um sabor muito semelhante ao açúcar e é hoje uma das melhores opções para adoçar. Já falei dele em um post aqui no site. Para saber mais, clique aqui.
– Eritritol – é semelhante ao xylitol porém menos conhecido no Brasil. 
– Taumatina – ainda pouco conhecido no Brasil. Está mais presente em alguns produtos industrializados. Ele está presente e faz parte também do adoçante sweetlift da marca Essential junto com outros adoçantes naturais.

 

Açúcares:

– Açúcar de coco – é excelente! possui baixo índice glicêmico e outros benefícios. Também já fiz um post falando sobre ele. Para saber mais clique aqui
– Açúcar demerara ou mascavo – são açúcares não processados/refinados e portanto mais escuros. Se puder, dê preferência aos orgânicos. Adoçam igual ao açúcar e são uma opção mais natural e saudável.

 

Outras opções mais naturais:

– Melado (de cana) – é melhor quando consumido cru mas dá para usar em diversas receitas. Prefira comprar o orgânico. 
– Mel –  é o mesmo esquema do melado. 
– Tâmaras
 – Fruta seca que é muito doce e por isso pode ser usada em receitas para adoçar sem utilizar açúcar ou adoçante! Já fiz receitinhas aqui no site usando as tâmaras, tais como o Bolo integral de banana e o Bolo de cenoura integral que são deliciosos!

 

Hanna Vita

Deixe um comentário