topo

Aveia, você conhece os benefícios?

aveia é um cereal rico em carboidrato, proteína, lipídeos e fibras. Ela também contém cálcio, fósforo, ferro, zinco e vitaminas do complexo B.
 
aveia possui uma substância chamada de betaglucana, que é um tipo de fibra solúvel, que fornece muitos benefícios para o consumo deste cereal, tais como reduz os níveis de colesterol total, o risco de doenças cardiovasculares, melhora o funcionamento do intestino, protegendo a saúde gastrintestinal, além de proporcionar saciedade auxiliando na redução do peso. Além disso, a aveia ajuda no controle glicêmico (níveis de açúcar no sangue) do diabético, melhorando a resistência à ação da insulina.
 
Como utilizar:
Pode ser acrescido, de forma variada, em diferentes frutas, bebidas, como leite, iogurte, vitaminas e salada de frutas, pães, biscoitos, mingau entre outros.  A aveia naturalmente não tem glúten em sua composição, porém possui traços dessa proteína uma vez que é plantado e processado juntamente com o trigo, mas hoje em dia no mercado você já encontra a versão dela sem esses traços de glúten!
 
Recomendação:
30g aveia em flocos por dia (cerca de 2 colheres de sopa).
 
Receitas:
 
Bolinho de espinafre e aveia
Ingredientes:
1 maço de folhas de
espinafre picadas 
3 col. (sopa) de queijo parmesão ralado (opcional)
3 claras 
1 cebola picada 
2 dentes de alho picados 
3 col. (sopa) de azeite 
1 xíc. (chá) de aveia em flocos finos 
1 col. (café) de fermento em pó 
uma pitada de Sal 
Noz-moscada a gosto
 
Modo de fazer:
Aqueça bem uma frigideira e refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o espinafre e refogue-o até murchar e secar a água do fundo da frigideira. Deixe esfriar. Transfira-o para uma tigela, acrescente o restante dos ingredientes e misture bem. Divida a massa em 15 porções iguais e achate-as como um hambúrguer. Aqueça uma frigideira antiaderente e grelhe os bolinhos dos dois lados até dourar. Sirva em seguida. 
 
 

Hanna Vita

Deixe um comentário