topo

Bolo integral de Banana – sem açúcar

Banana é uma frutinha super versátil, né? Eu já fiz diversas receitas usando ela! Já fiz biomassa (também é super versátil), bolo de banana sem glúten, cookies e até sorvete. Sem contar as diversas receitas de panqueca (receitas aqui, aqui e aqui). 

Esse bolo é muuuuito gostoso e não leva nenhum tipo de açúcar pois é adoçado com tâmaras (que é uma frutinha super doce), mas quem quiser, pode trocar as tâmaras por meia xícara de algum tipo bom de açúcar (como o demerara, mascavo ou de coco). Falando em opcionais, dá para acrescentar ao bolo especiarias como cravo em pó, gengibre, cardamomo, pode colocar também raspas da casca de uma laranja para aromatizar, mel… 

Bom, vamos à receita! Ah, e se fizerem já sabem, comenta ai em baixo o que acharam! 🙂

Bolo integral de banana
Write a review
Imprimir
Secos
  1. 1 xícara de farinha de trigo integral
  2. 1/2 xícara de aveia em flocos finos (pode ser farelo de aveia)
  3. 1 colher de sopa de fermento em pó
  4. 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  5. Noz moscada a gosto
  6. Canela a gosto
Úmidos
  1. 3 bananas maduras amassadas
  2. 2 ovos
  3. 1/2 xícara de uva passa
  4. 10 Tâmaras sem caroço amassadas ou processadas para formar um purê (deixe elas de molho em água filtrada por 4 horas antes de usar)
  5. 3 colheres de sopa de óleo (usei de coco)
Instruções
  1. O modo de preparo é simples: Primeiro, misture bem todos os ingredientes úmidos (pode ser no processador ou à mão). Depois misture todos os ingredientes secos. Por fim, incorpore a mistura dos ingredientes úmidos aos secos até ficar bem homogêneo.
  2. Coloque em uma forma grande untada com a farinha de trigo (se usar forma de silicone não precisa untar) ou em forminhas de cupcake. Leve ao forno até assar (espete um palito para verificar se a massa assou) por uns 30 a 40 minutos.
Notes
  1. Faça a decoração que desejar no bolo. Se quiser, adicione castanhas picadas, gotas de chocolate amargo, pedaços de banana ou outro ingrediente que desejar à massa.
Hanna Vita http://www.hannavita.com.br/

Hanna Vita

Deixe um comentário