topo

Caldo de legumes caseiro – como fazer + dicas

caldo de legumes caseiro
Esses dias fiz um caldo de legumes caseiro e mostrei tudo no stories do instagram como eu faço (se ainda não me segue por lá, meu instagram é @nutrihannavita). Para quem não viu por lá, vou deixar aqui a receita do caldo mais várias dicas. 
 
Eu prefiro fazer o caldo de legumes, do que o de carne, peixe ou frango, pois acho mais versátil e posso usar em diversas preparaçõesEu geralmente faço e  acrescento o caldo às vezes na água do arroz ou do feijão para dar mais sabor. Você também pode usar para fazer cuscuz marroquino, risoto, cozinhar a quinoa, polenta, adicionar a frango ou carne cozidos.. e até na água de cozimento de legumes mesmo. 
 
Mas, caso queira um caldo de frango, utilize da carcaça do mesmo para dar sabor junto com alguns legumes. A carne e peixes/frutos do mar é o mesmo esquema. Use partes que você não consome.  Lembrando que partes com osso e casca possuem mais sabor (como por exemplo osso de alguma carne ou peixe ou casca de camarão). Os caldos de frutos do mar e de carne ou frango podem ser usados em preparações que levam esses ingredientes para agregar mais sabor como por exemplo um risoto de camarão, um arroz de forno com frango ou uma polenta com carne moída. Isso fica a seu critério e você pode usar como preferir! 
 
Uma ótima dica é ir congelando tudo aquilo que você corta e que sobra de legumes e verduras que acaba indo pro lixo, como talos e casca (sendo orgânico, é imprescindível que você guarde para reutilizar… dá para aproveitar tudo!). Por exemplo: restinho de uma cebola, casca de cenoura, talos de brócolis, etc. Vá congelando tudo até juntar uma boa quantidade de legumes. Dai dá para colocar tudo em uma panela e fazer o caldo. O mesmo vale para carnes. Congele o que não consumir e depois faça o caldo.

caldo de legumes caseiro

Os legumes mais utilizados são cebola, cenoura, salsão, cravo, folha de louro e ervas mas você pode colocar o que preferir. Eu geralmente coloco o que tenho em casa mesmo. Para mim tem que ter: cebola, alho, ervas, pimenta do reino (coloco inteira) e alho poró. 
 
Como fazer: Junte em uma panela legumes de sua preferência (e as carnes se quiser) e junte cerca de 2 a 2,5 litros de água. Cozinhe por no mínimo 40 minutos com panela tampada (para a água não evaporar, e sim concentrar o sabor). Eu deixo cerca de 1h para um caldo simples, mas tem gente que faz o caldo e deixa cozinhando por 3, 4 horas para dar bastante sabor. 

caldo de legumes caseiro

Coe o caldo e descarte as carnes utilizadas. E, se os legumes foram utilizados inteiros, dá para aproveitar depois batendo no liquidificador e fazendo uma sopinha, mas se forem restos de talos e casca, descarte. 
 
Atenção, não coloque sal nem óleo! Esses ingredientes você vai utilizar apenas na preparação que você fizer com o caldo. 
 
Conserve o caldo em geladeira por até 3 dias ou congele em potinhos de vidro ou forma de gelo por até 3 meses. 

caldo de legumes caseiro

Vale a pena fazer pois agrega muito sabor e nutriente à comida. É fácil de fazer e substitui aqueles temperinhos nada saudáveis que vendem no supermercado. Se fizer, compartilhe o que achou com a gente!
 

Hanna Vita

Deixe um comentário