topo

Como cozinhar quinoa corretamente (para que ela fique soltinha)

quinoa

Quinua ou Quinoa é originária da região dos Andes e possui alto valor nutritivo. É riquíssima em proteína de alto valor biológico e contem carboidratos (de baixo índice glicêmico), além de fibras, ômega 3, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo) e vitaminas (B1, B2, B3, E).
Ela também não contem glúten, podendo ser utilizada para quem não pode ou não quer consumir esse componente.

Hoje em dia encontramos a quinoa em forma de grãos (para serem cozidos), flocos, farinha e diversos produtos feitos a partir do grão como biscoitos e macarrão.

A quinoa em grãos é usada como substituto do arroz e também pode ser utilizada em receitas de bolinho com legumes, quibe de forno, na salada, como tabule, etc. Também dá para cozinhar juntamente com o arroz melhorando o perfil proteico da refeição. A quinoa em flocos é uma boa substituta da aveia e por não conter gluten, todos podem consumi-la. A farinha dá para usar em bebidas e principalmente na elaboração de receitas, especialmente sem glúten.

Hoje vou ensinar a vocês como preparar a quinoa de forma correta, dando todo o passo a passo para obter uma textura macia, soltinha e sem amargor. 

São alguns passos simples. Lembrando que a proporção de grão e água da quinoa é igual a do arroz, ou seja, 1 xícara do grão necessitará de 2 xícaras de água.

1- Lave bem os grãos da quinoa em água corrente em cima de uma peneira, apertando os grãos com as mãos e os dedos para sair a camada de amargor que o grão possui.

2- Leve o grão à panela e vá mexendo até ele secar. Se quiser, pode colocar um fio de azeite, mas não é necessário.

3- Depois de seco, acrescente a água e os temperos que desejar como cebola, alho, sal, pimenta, cúrcuma, etc… 

4- Com a panela destampada, espere a água ferver.

5- Depois que a água ferver, tampe a panela e baixe o fogo ao mínimo. Espere cozinhar (1 xícara demora cerca de 10, 12 minutos). 

6- Depois de cozido, deixe a panela tampada em cima do fogão (com o fogo desligado) e espere uns 5 a 10 minutinhos ele terminar de cozinhar no próprio vapor.

7- Está pronto!! Passe um garfo na quinoa para soltar os grãos e consuma como preferir!

Hanna Vita

Deixe um comentário