topo

Como fazer chá corretamente

como fazer chá
O inverno está chegando e um chá quentinho é uma boa pedida! Além disso, os chás possuem diversos benefícios se tomados corretamente. Abaixo explico um pouco sobre a preparação correta, armazenamento e algumas outas dicas.
 
Para uma xícara de chá com 200 ml a 250 ml de água quente, a proporção de erva usada é de 1 colher de chá. Para preparar o chá, coloque água quente sobre as ervas e deixe em infusão por até 5 minutos em ambiente abafado. Pode utilizar por exemplo um pires por cima da caneca ou xícara. Coe as ervas e está pronto para consumo.  
Se quiser, coloque as ervas em um infusor para chá dentro da caneca e depois coloque a água quente e faça a infusão. Hoje em dia você já consegue encontrar diversos assessórios específicos para o preparo de chás como jarras com infusor; infusores de todos os tipo, tamanhos, cores, temas; canecas que já possuem uma tapinha, etc. 
 
infusores diferentes de chá
 
Dicas:
 
Não deixe o chá em infusão por mais de 5 minutos senão o chá pode ficar amargo. Esse tempo já é suficiente para extrair os benefícios do chá.
 
– É importante que se jogue a água por cima das ervas e não o oposto. Pois assim se consegue extrair melhor os componentes benéficos do chá.
 
Não misture mais de 3 tipos de chá. Não há necessidade disso.
 
– Caso faça o chá com raízes (exemplo gengibre) ou cascas (exemplo de abacaxi, que dá um ótimo diurético) deve-se ferver a raiz ou a casca por 10 a 20 minutos, coar e depois servir.
 
– No caso de chá de saquinho, recomendo usar 2 sachês para cada xícara ou caneca, pois o saquinho atrapalha um pouco o princípio ativo de sair. Dessa maneira, usando 2 sachês, conseguimos obter mais as suas propriedades. Ou então retire as ervas de um saquinho e coloque em um infusor de chá. Assim você consegue maior princípio ativo da erva sem necessitar utilizar 2 sachês do chá.  
 
– O recomendado é tomar até 3 xícaras de chá ao dia e não mais que isso. Não há necessidade e 3 xícaras já são mais que o suficiente para obter benefícios.
 
– Se a sua preferência for consumir chá quente recomendo tomar logo após o preparo. Se a preferência for chá gelado, recomendo guardar na geladeira e consumi-lo por até 12 horas após o preparo.
 
– É importante lembrar também, que ele nunca deve ser reaquecido.

Hanna Vita

Deixe um comentário