topo

Como Fazer Tapioca (recheada)

Tapioca é uma boa opção de lanche ou café da manhã. Dá pra rechear com o que quiser e dá para fazer recheios doces e salgados (dei várias opções de recheios aqui). É fácil de fazer porém nem todos acertam fazer uma tapioca macia e saborosa (as vezes pode sair muito dura e seca). 

A goma de tapioca você encontra para vender em lojas de produtos naturais e alguns supermercados. Hoje já é muito fácil de encontrar em várias regiões do brasil. Mas para quem não encontra dá para fazer tapioca hidratando o polvilho (já ensinei a fazer aqui).

A tapioca tem um índice glicêmico (já expliquei isso aqui) bem alto e por isso eu sempre misturo na goma um pouco de semente de chia ou linhaça (para reduzir o índice glicêmico e acrescentar um pouco mais de fibras). Eu ensinei em vídeo como fazer a tapioca básica, então não coloquei nada a mais na goma, mas fica a seu critério adicionar ou não algum farelo ou semente à massa. 

O recheio eu fiz com cottage, tomatinhos e manjericão mas você pode fazer o recheio que preferir!

Segue receita em vídeo e passo a passo:

 

Segue receita escrita em versão para imprimir:

Como Fazer Tapioca
Write a review
Imprimir
Ingredientes
  1. 2 colheres de sopa cheias de tapioca
  2. Recheio: cottage com tomate e manjericão
Instruções
  1. Peneire a tapioca em uma frigideira pequena de forma uniforme. Arrume a farinha na frigideira com as costas de uma colher ou garfo e só depois ligue o fogo (baixo).
  2. Deixe ela quieta na frigideira sem ficar mexendo até que você veja que ela se agrupou e está deslizando da frigideira.
  3. Vire a tapioca, recheie com o que preferir, feche a tapioca e sirva em seguida. Não deixe a tapioca muito tempo no fogo depois que virar ela senão ela resseca e endure.
Dicas
  1. Faça o recheio que preferir.
  2. Se quiser adicione farelos e sementes à goma da tapioca (mas a proporção tem quer ser maior de goma que de farelo ou sementes para poder firmar).
Hanna Vita http://www.hannavita.com.br/

Se gostou da receita e do vídeo, não deixe de curtir, comentar e compartilhar. Envie suas dúvidas e sugestões! Elas são sempre muito importantes. E se gostar, também não deixe de se inscrever no canal (inscreva-se aqui), pois quem está inscrito recebe os vídeos sempre em primeira mão!

Bon Appetit!

Hanna Vita

Deixe um comentário