topo

Como organizar a sua geladeira?

Cada parte da geladeira possui uma temperatura diferente. A parte de baixo da geladeira possui temperaturas mais baixas, enquanto a parte superior é mais fria. A porta da geladeira possui uma variação muito grande de temperatura devido ao abre e fecha. Assim, para manter o frescor e a qualidade dos alimentos, eles devem ser armazenados em lugares apropriados na geladeira.
 
Como deixar a geladeira organizada
 
1- Na prateleira de cima, por ter maiores temperaturas, deve-se guardar alimentos mais perecíveis como diferentes tipos de carne, presunto, queijo, e frios em geral.
 
2-  Os ovos devem ser armazenados nas primeiras prateleiras e nunca na porta da geladeira. Eles são alimentos mais sujeitos a contaminação e devem ficar em um local sem variação de temperatura.
 
3 e 4- Sobras de alimentos devem ser bem armazenados em potes de plástico e, preferencialmente de vidro, e guardados nas primeiras prateleiras da geladeira para uma melhor conservação do alimento. 
 
5- As frutas devem ser armazenadas nas prateleiras inferiores da geladeira, que possuem temperatura reduzida para impedir que elas ressequem. Mas antes, elas devem ser bem lavadas e higienizadas para eliminação de sujeiras e microrganismos. 
 
6- Na gaveta inferior da geladeira, devem ser mantidos as verduras e legumes, pois se armazenadas na parte superior da geladeira, a alta temperatura pode queimar os alimentos. Não esqueça de lavar e higienizar as verduras e legumes também!
 
7- Na porta da geladeira, devido a variação constante de temperatura, devem ficar alimentos menos perecíveis, que podem sofrer essa variação sem serem muito prejudicados, como por exemplo os sucos, água, molho, condimentos e conservas. 
 
8- Por conta das baixas temperaturas, permite conservar alimentos por longos períodos. É ideal também para armazenar produtos que precisam de baixas temperaturas para não sofrerem alterações. 
 
 
É importante também manter a geladeira sempre limpa. De 15 em 15 dias retire os alimentos da geladeira e limpe-a com pano úmido e detergente neutro. Nada de usar produtos de limpeza abrasivos! As partes móveis devem ser retiradas e lavadas e só depois de secos retornar à geladeira. Isso evita o mau cheiro e contaminações, mantendo os seus alimentos bem conservados.
 

 

Hanna Vita

Deixe um comentário