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Dicas para comer em restaurante de forma saudável

1- Escolha um restaurante que tenha opções variadas de salada, carboidrato integral e carnes magras.
 
2- Comece olhando toda a oferta de alimentos do restaurante antes de começar a se servir. 
 
3- Cuidado com o tamanho do prato! Restaurantes costumam usar pratos grandes para as pessoas colocarem bastante comida e pesar na balança. A gente acaba comendo mais em pratos maiores. Portanto, cuidado ao se servir!
 
4- Coloque primeiro a salada. Desta forma você preenche 50% do prato antes de chegar nas comidas mais pesadas e garante uma grande variedade de vitaminas e nutrientes.
 
5- Aposte na combinação de salada (crua, cozida e refogada), carboidrato (arroz, massa, batata), leguminosa (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha) e uma carne magra grelhada.
 
6- Se optar por massa, substitua pelo arroz e dê preferência às massas com molho de tomate ao invés de molho branco e de queijo, pois esses são bem mais calóricos e gordurosos.
 
7- Frituras e alimentos gordurosos precisam ter seu consumo limitado a no máximo duas vezes por semana em pequena quantidade ou evitados.
 
8- Evite consumir queijos junto com o almoço. O queijo contem cálcio que compete com o ferro da refeição para ser absorvido. Isso acaba reduzindo a absorção de ambos nutrientes.
 
9- Evite também consumir café e chás após a refeição. Eles também contem substâncias antinutricionias que reduzem absorção de nutrientes importantes da refeição, fazendo com que as vitaminas e minerais se percam e não sejam totalmente absorvidos. 
 
10- Se o restaurante tiver opções de alimentos integrais, como o arroz e o macarrão, dê sempre preferência pelo consumo desses alimentos.
 11- Consuma carnes magras, sem gordura aparente e de preferência grelhada, assada ou cozida.
 
12- Procure variar o tipo de carne de cada refeição (ovo, carne vermelha, frango e peixe).
 
13- Também varie a leguminosa da refeição.
 
14- Abuse de verduras e legumes crus ou cozidos e tenha cuidado com legumes refogados. Consuma-os com mais moderação.
 
15- Os molhos mais utilizados para temperar a salada devem ser os mais naturais como o azeite de oliva extra-virgem e o vinagre. Evite molhos industrializados e à base de maionese.
 
16- Não beba líquidos junto com a refeição. Existe um consenso até 200 ml de água ou suco juntamente com a refeição não compromete muito a digestão, porém é fato que há um dilatamento do estômago, e a pessoa passa a comer mais uma vez que esse hábito está presente diariamente. Além disso, o líquido junto com a refeição também atrapalha a absorção de nutrientes, o que pode comprometer ao longo do tempo, a saúde num estado geral.       
 
17- Carregue sempre com você em um saquinho ou vasilha um pouco de semente (chia, linhaça, gergelim, girassol, abóbora…) e jogue por cima da salada. Isso vai agregar em valor nutricional e em benefícios para a saúde. 

Hanna Vita

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