topo

Entendendo a lactose

O que é a lactose?
A lactose é o açúcar (carboidrato) presente no leite e seus derivados. Ela é a junção de duas moléculas: glicose e a galactose.

Como é retirada a lactose dos alimentos?
Na verdade, a lactose não pode ser retirada dos alimentos! O que acontece é que todo alimento lac free é, na verdade, adicionado da enzima lactase. Essa enzima quebra a lactose nos dois compostos mencionados acima (glicose e galactose). Nós temos naturalmente essa enzima no nosso organismo, porém, pessoas com intolerância, tem uma menor atividade e quantidade dessa enzima no organismo.

Então, vale a pena comprar e consumir produtos na versão sem lactose (lac free)?
Isso depende! Pois no final, você estará consumindo as mesmas coisas, com a diferença desses açúcares estarem quebrados e mais facilmente disponíveis! Porém, para quem tem intolerância, isso pode fazer a diferença. Mas isso depende! Depende da necessidade de cada um. Do nível de intolerância de cada pessoa. E isso o seu nutricionista vai poder te orientar melhor! Se você toma com intenção de reduzir o consumo de carboidratos da dieta, isso não resolve de nada! Aí o ideal seria retirar esses alimentos e fazer as devidas substituições! Pois o carboidrato está presente em todas as versões dos leites e de seus derivados com a única diferença da lactose já estar quebrada ou não.

Será que vale mesmo a pena pagar muito mais caro por esses produtos?
Cuidado com modismos! Sempre consulte um profissional capacitado para te orientar!

Hanna Vita

Deixe um comentário