topo

Mangostão – o que é e benefícios

Mangostão ou Mangostin é uma fruta exótica, cultivada principalmente nos países tropicais da Ásia, Índia, Austrália, América Central, Sul da Flórida (mangosteen) e no Brasil, onde foi introduzida em 1935, sendo encontrada principalmente nos estados do Pará e da Bahia.

É conhecida como fruta funcional por suas características de sabor e poderoso efeito antioxidante. Entre seus benefícios incluem-se fortalecimento do sistema imunológico no combate a infecções, alergias, inflamações, distúrbios da pele e gastrintestinais. Além disto, seu conteúdo nutricional traz como vantagens o baixo valor calórico e a riqueza de água e fibras. Ela também contem cálcio, ferro e vitamina C.

Geralmente é consumida fresca e poucas receitas utilizam a fruta como ingrediente. Quando o fruto está maduro a polpa dentro da casca é branca, macia, aromática, ácida e suculenta. A casca apresenta pigmentação púrpura devido a extratos fenólicos considerados antioxidantes. Recomenda-se fazer uma infusão com a casca e misturá-la ao suco da polpa. Ela também pode ser adicionada na confecção de geleia juntamente com a polpa. Pode ser encontrada como bebida, já pronta, mas não é tão facilmente encontrada!

Hanna Vita

Deixe um comentário