topo

Manteiga clarificada/ghee sem lactose

manteiga ghee ou clarificada

A manteiga ghee é uma manteiga clarificada, ou seja, ela passa por um processo que separa a gordura da água e dos resíduos do leite (como a lactose). Esse processo, deixa ela mais pura, mais saborosa e maior tolerante à altas temperaturas. Ou seja, dá para cozinhar com ela em temperaturas mais elevadas sem que ela queime rapidamente. 

Ela é vendida em lojas de produtos naturais, porém tem um custo mais elevado. Então vale a pena fazer em casa pois é muito fácil de fazer.

É importante dizer que a manteiga ghee deve ser feita com manteiga sem sal, isso porque quando ela vai ser clarificada, como a água evapora e outros sólidos são retirados, ela pode ficar muito salgada. Além disso, se você for fazer preparos doces com ela, é melhor que ela seja sem sal. 

Para fazer a ghee, utilize a manteiga em tabletes. Quando eu faço, normalmente uso de 1 a 2 tabletes apenas e dura um tempão.

O processo é muito simples, basta deixar os tabletes de manteiga em uma panela em banho maria (uma panela dentro de outra com água) pois isso evita que a manteiga levante fervura. Deixe a manteiga no banho maria até derreter por completo (não fique mexendo). Você perceberá que se levantará uma espuma. Desligue o fogo e deixe ela descansar por uns 15 minutos até essa espuma endurecer (fica mais fácil removê-la assim). Retire toda a espuma com o auxílio de uma escumadeira e coloque a manteiga derretida em um vidrinho (bem limpo e seco). Cuidado ao colocar a manteiga no pote pois em baixo, na panela, fica um líquido branco (que é a lactose). Então coloque apenas a parte amarelada no vidrinho e descarte a parte branca. Sim, vai embora junto com a parte branca um pouco da parte amarela.. Não tem jeito..

Armazene a manteiga na geladeira até ela endurecer e se quiser, pode manter ela fora da geladeira para consumir. Só tenha o cuidado de armazená-la em um vidro com fechamento hermético bem limpo e seco (e de preferência, de vidro e esterilizado).  

Para saber como fazer em detalhes, assista ao vídeo que fiz:

 Se gostou da receita e do vídeo, não deixe de curtir, comentar e compartilhar. Envie suas dúvidas e sugestões! Elas são sempre muito importantes. E se gostar, também não deixe de se inscrever no canal, pois quem está inscrito recebe os vídeos sempre em primeira mão!
Bon Appetit!

Hanna Vita

Deixe um comentário