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Nhoque de Batata Baroa – Sem glúten e Vegano

nhoque sem glúten

Eu particularmente amo massas em geral e tentei fazer uma receita de nhoque que fosse mais saudável e mais leve que a tradicional. Tentei algumas versões da receita até chegar em uma que eu ficasse satisfeita com o sabor e textura.

Essa receita de nhoque de baroa é maravilhosa! Fiz com a baroa por conta do sabor meio amanteigado dela, porém dá para fazer com batata doce ou mandioca também. 

A baroa eu fiz cozida em água por ser mais rápido, porém se você fizer assada, a massa vai ficar ainda mais sequinha necessitando as vezes até menos farinha.

Essa massa fica mais grudenta assim que misturam-se todos os ingredientes por isso que levo ela à geladeira para ela firmar antes de formar os nhoques. Porém se ela ainda ficar muito grudenta você pode adicionar um pouco mais de farinha ou caso sinta dificuldade em enrolar a massa pode colocar ela em um saco de confeitar e ir apertando e cortando pedacinhos dela dentro da panela com água fervente. Mas eu não recomendo adicionar muita farinha à massa pois deixa ela pesada. Além disso o sabor do nhoque é muito melhor quanto menos farinha adicionamos. 

Comi ela com molho de tomate caseiro, mas você pode consumir com o molho de sua preferência. aqui no site eu já ensinei a fazer dois tipos de molhos de tomate deliciosos que vale a pena fazer (receitas aqui e aqui). 

Segue abaixo o vídeo da receita com o passo a passo e a receita escrita pronta para impressão

Nhoque de Batata Baroa sem glúten e vegano
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Ingredientes
  1. 2 batatas baroa / mandioquinha médias
  2. 1 colher de sopa cheia de farinha de arroz
  3. 1 colher de sopa cheia de fécula de batata ou amido de milho
  4. 2 colheres de sopa de azeite
  5. Sal a gosto
  6. Molho de tomate a gosto
Instruções
  1. Descasque e cozinhe ou asse as batatas até ficarem bem macias.
  2. Amasse as batatas ainda quentes pois ficam mais fáceis de serem amassadas.
  3. Em seguida, misture bem todos os outros ingredientes, exceto o molho de tomate, até ficar uma massa homogênea. Ela ainda fica um pouco grudenta, porém, se ela ficar grudenta demais, acrescente um pouco mais de fécula ou amido.
  4. Leve a massa à geladeira por cerca de 40 minutos a 1 hora para firmar. Prefiro fazer esse processo para facilitar enrolar, pois se colocar muita farinha a massa fica pesada e não fica tão saborosa.
  5. Enfarinhe uma bancada e enrole pedaços da massa fazendo uma "cobrinha".
  6. Corte pedaços / quadradinhos com uma faca e reserve.
  7. Esquente uma panela cheia de água e quando ferver, acrescente os nhoques aos poucos na água.
  8. Depois que eles forem subindo à superfície, espere 30 segundes e vá retirando os nhoques escorrendo bem a água.
  9. Coloque em um prato, cubra com molho de tomate e sirva. Se quiser, coloque um pouco de queijo ralado por cima.
Substituições
  1. As baroas podem ser substituídas por batata doce ou mandioca.
  2. Caso você consuma ovo e quiser agregar mais proteína à receita, substitua o azeite por 1 gema.
Hanna Vita http://www.hannavita.com.br/

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Bon Appetit!

Hanna Vita

  • Rosemeire Valles Pereira

    Fiz para o almoço de domingo…ficou delicioso! Suas receitas são ótimas, estamos adorando!

    9 de setembro de 2018 at 15:53 Responder

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