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Pão de forma sem glúten

Pão sem glúten geralmente é bem caro para comprar, mas eu fiz testes na cozinha e criei essa versão de pão sem glúten fácil de fazer e que não é cara. As farinhas são fáceis de achar em qualquer supermercado e o resultado final é um pão super cheiroso, macio e muito gostoso (ao contrário de muitos pães sem glúten por ai). 

Essa receita dá para fazer na batedeira pois facilita mas eu fiz na mão mesmo para mostrar que é fácil e que não tem desculpas para não tentar fazer esse pãozinho em casa. 

Dá para acrescentar fibras, sementes e grãos na massa ou por cima do pão para ele ficar mais integral. Na minha opinião a melhor forma de consumir ele é com manteiga (ensinei aqui a fazer a versão ghee sem lactose) e um cafezinho, mas dá para comer com ovos, queijo, tofu, dá para fazer um sanduíche natural…

Para saber como fazer, é só da o play no vídeo. E se fizer, não esquece de me contar o que achou nos comentários!

Pão de forma sem glúten
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Ingredientes
  1. 150 g de farinha de arroz integral
  2. 100 g de fécula de batata
  3. 60 g de polvilho doce
  4. 1 xícara (240 ml) de água morna
  5. 1 colher de sopa de açúcar demerara
  6. 3 colheres de sopa de azeite
  7. 5 g de goma xantana
  8. 1 colher de chá de sal
  9. 7 g de fermento biológico seco
  10. 2 ovos
Instruções
  1. Comece preparando a água da fermentação: em uma vasilha, misture o fermento e o açúcar na água morna (a água não pode estar muito quente senão inibe a ação do fermento). Misture tudo bem e deixe descansar por 10 a 15 minutos em um local abafado. Pode ser dentro do microondas ou do forno desligados. Quando você retirar, deve ter se formado uma espuma.
  2. Enquanto isso, misture os ingredientes secos e reserve.
  3. Em outra vasilha, bata os ovos com um garfo ou fouet até ele espumarem e dobrarem de volume. Pode ser feito na batedeira para facilitar também. Acrescente o azeite e a água da fermentação.
  4. Misture e então coloque os secos. Misture tudo ate incorporar. Vai ficar uma massa firme e pegajosa.
  5. Coloque a massa em uma forma de pão untada e enfarinhada com azeite ou manteiga e farinha de arroz. Não encha a forma pois o pão vai crescer e pode derramar.
  6. Ajeite a massa alisando ela com ajuda das costas de uma colher molhada.
  7. Deixe a massa descansar até dobrar de volume por cerca de 40 minutos a 1 hora. Não passe disso senão pode murchar. Depois, se quiser, pode polvilhar sementes por cima para decorar como gergelim, chia, linhaça, etc.
  8. Leve ao forno pré aquecido por 5 minutos a 180ºC até dourar por cima (cerca de 40 minutos).
  9. Deixe esfriar totalmente antes de cortar.
Substituições
  1. Farinha de arroz integral por farinha de arroz branca
  2. Fécula de batata por amido de milho
  3. Açúcar demerara por açúcar cristal
  4. Goma xantana por CMC (facilmente encontrado em casas que vendem artigos para festa)
Hanna Vita http://www.hannavita.com.br/

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Bon Appetit!

Hanna Vita

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