topo

Sal de Ervas

A alimentação do brasileiro é riquíssima em sal, que vai desde o sal adicionado na preparação de pratos, quanto o sal presente nos produtos industrializados. As pessoas costumam abusar muito do consumo do sal, pois ele fornece uma maior palatabilidade à comida. Com isso, as pessoas se acostumam a usar cada vez mais sal. Porém, esse abuso do sal pode trazer problemas como a hipertensão a longo prazo, devendo ser repensado a quantidade de sal que se usa.


Uma das formas de se reduzir o uso do sal na cozinha , é fazer uso do sal de ervas. Ele reduz a quantidade de sal utilizada nas preparações e as ervas ajudam a fornecer a palatabilidade ao alimento, dando um sabor especial. Você pode misturar ao sal diversos tipos de ervas secas como o alecrim, tomilho, manjericão, coentro, orégano e salsinha. Já o sal utilizado que mais indico são o grosso e o rosa. Também pode ser utilizado a pimenta para proporcionar um sabor mais picante, como a caiena em pó, a calabresa ou a pimenta do reino.

 
 
Você pode fazer o sal de ervas para presentear. Coloque o sal temperado em vidrinhos bonitos, etiquete e dê para quem você gosta. Pode ser feito também um kit com 3 saleiros contendo sal de diferentes tipos de ervas. Exemplo: 1 vidrinho contendo alecrim, salsa e orégano, outro contendo manjericão e coentro e um terceiro contendo pimenta calabresa.

 

 

A campanha de Consumo consciente do sal realizada pela Prefeitura de São Paulo ensina a preparar o sal de ervas:

Aproveite a dica e experimente! 
Vamos reduzir nosso consumo de sal!

Hanna Vita

Deixe um comentário