topo

Sem glúten e sem lactose – um desabafo

Gostaria de dizer que fico feliz em ver tantas opções de receitas e produtos sem glúten e sem lactose/laticínios, pois são uma ótima opção para quem não quer, não pode consumir e até para variar a alimentação.
Mas por outro lado, eu fico preocupada com o que ando vendo por aí.

Gente, não é porque o produto não contém glúten ou lactose (muitas vezes o problema nem é a lactose) que podemos abusar deles! Afinal, eles contêm carboidrato, amido, farinhas (a maioria branca por sinal) e calorias, podendo sim engordar! Além disso tem muito produto sem glúten e/ou lactose que nem são indicados o consumo, como é o caso de biscoitos doces e recheados que algumas marcas vendem (a não ser que você seja celíaco e esteja com desejo de comer de vez em quando algo doce)! Portanto fique atento e não fique consumindo um mundo de produtos só porque eles não contém determinados componentes!

Nunca devemos exagerar no consumo de nenhum alimento. No mercado existe uma variedade enorme de alimentos para consumir, o ideal é variarmos a alimentação (com alimentos naturais), fornecendo ao corpo diferentes nutrientes!

Procure um profissional da área para instrui-lo e ver o que seria melhor para você consumir, os horários e as quantidades! Um acompanhamento é sempre válido e importante! Nem sempre o que é bom para um, é bom para o outro! Cuidado com suas escolhas de consumo e de restrição. Faça isso de forma consciente e preferencialmente com acompanhamento.

Hanna Vita

Deixe um comentário